Entrevistas de Verão – João Gaio

João Gaio é o atual lider do campeonato Regional Pista 2012 – escala 1/10 Mod elétricos

RCmadeira – Esperava estar nesta posição neta altura do campeonato? Achas ter argumentos para manter esta posição?

João Gaio – Boas, para dizer a verdade sim. Em 2011 só não fui campeão porque não pude comparecer em duas provas, tento ganho as outras 3, mais a Taça da Madeira. Este ano embora o número de participantes tenha aumentado e o andamento entre os pilotos esteja mais equilibrado, ainda tenho conseguido fazer a diferença e nas próximas duas provas basta classificar-me em 5.lugar numa delas para ser Campeão. Vou poder testar algumas soluções para 2013.

RCmadeira – – Qual a real competitividade deste campeonato e qualidade/numero de praticantes?

João Gaio – Penso que estamos ligeiramente abaixo em termos nacionais, mas nas duas deslocações de pilotos regionais a provas do CN ambos ficaram apurados para a Final A, ou seja ambos se classificaram nos 10 primeiros. Gostaria no futuro que uma das provas do CN integrasse a nossa pista para poder avaliar o nosso andamento com os restantes pilotos nacionais.Em termos de quantidade de participantes nas provas até agora realizadas o numero a rondar os 10 Pilotos o que é excelente em termos regionais.


RCmadeira – – Quem é o 2º classificado do seu campeonato? Qual a sua opinião como adversário a esse piloto? Uma qualidade desse piloto?

João Gaio Neste momento o piloto 2.classificado é o Lourenço. Parece-me um piloto extramente dedicado e que treina diariamente ou na pista ou no VRC. Mudou de marca a meio do ano o que na minha opinião é motivo de algum trabalho extra pois é necessário afinar o novo chassis para a pista e isso demora algum tempo. Obtive assim alguma vantagem. Curiosamente o Lourenço rapidamente chegou ao seu Setup ideal e mostrou-se extremamente rápido. Vai dar-me bastante trabalho nas próximas 2 provas e sobretudo para 2013.

RCmadeira – É caro andar na frente? Acha ser o piloto com mais orçamento? A importância da manutenção do material para reduzir custo?

João Gaio Dada a situação económica que se vive atualmente é caro andar na frente, pois temos que evoluir o carro a cada prova para manter, no meu caso, a pequena vantagem que ainda tenho em relação aos meus adversários. As marcas estão continuamente a evoluir os seus carros. Para um piloto se manter à frente dos adversários tem também de obter essas evoluções, treinar bastante para maximizar o seu potencial e tornar o carro mais rápido. Não sou com certeza uma Ferrari do automodelismo, talvez uma McLaren. Para andar na frente só existe uma aproximação, andar sempre com material novo. Não há pior sensação do que perder uma prova com um problema de fiabilidade porque não substituí ‘aquela peça’ que já estava no limite de uso. Costumo usar o material usado nos treinos para reduzir custos, embora por vezes seja obrigado a usar material novo em determinados testes.

RCmadeira – O que deverá mudar/melhorar deste campeonato? Como atrair mais concorrentes?

João Gaio – Penso que o campeonato está bem estruturado com 6 provas ao longo do ano. São necessários pequenos ajustes técnicos, para que estes carros andem o mesmo que os modelos equivalentes a combustão. Assim que isso acontecer alguns pilotos poderão mudar para este campeonato. Outra medida, será impor algumas restrições técnicas, como alias já foi feito este ano, de maneira a controlar os custos mas dentro de certos limites para não transformar um campeonato num troféu.

Gostaria de saudar o trabalho desenvolvido pela atual Direção, nomeadamente a divulgação nos vários órgãos de comunicação social, na internet através do site oficial e Facebook, a construção das novas pistas de TT, o sistema de cronometragem online, o Pitlane Bar, que contribuíram para dinamizar a modalidade de forma exponencial. Parabéns!

Anúncios

About rcmadeira

Rc Madeira owner

Posted on 2012/07/30, in Eletricos, Noticias, Pista, Regional. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: